5 passos para um Plano de Treinamento & Desenvolvimento efetivo

O que mais se ouve hoje é que as empresas tem que investir nas pessoas para alcançar resultados. Até aí tudo bem. A questão é, como fazer isso com direção e propósito?

Nessa busca desenfreada pelo conhecimento, algumas empresas passaram a oferecer programas de treinamento simplesmente porque todos os seus concorrentes estão fazendo, sem uma estratégia definida.

Sem um plano estratégico, os Gerentes de Treinamento acabam por receber demandas desconectadas umas das outras e nem sempre coerentes com a necessidade do mercado.

Além disso, na falta de critérios mais objetivos, a avaliação do programa de treinamento fica a mercê da subjetividade.

Como então, elaborar um Plano de Treinamento & Desenvolvimento realmente estratégico?

  1. Conheça muito bem a estratégia da empresa: como ela se posiciona, quais seus diferenciais, qual sua cultura, visão, missão, valores e qual o nível de capacitação que seus colaboradores devem ter. O Plano de Treinamento deve estar alinhado a isso.
  2. Estabeleça meios de diagnóstico baseados em evidências. Medir o atual nível de competência do público alvo utilizando indicadores objetivos, é o ponto de partida do Plano de Treinamento.
  3. Identifique as necessidades de treinamento: fazer o levantamento das necessidades de treinamento (LNT) é fundamental para compreender a diferença entre as competências desejadas e a situação atual da força de trabalho.
  4. Determine as formas de entrega dos conhecimentos e habilidades a serem treinados. Existe uma vasta gama de ferramentas e tecnologias para treinamento, além dos eventos presenciais, tais como: webmeetings, mobile learning, podcast,on-the-job learning. Diversificar esses canais, garante que os colaboradores recebam e experimentem os conteúdos de treinamento necessários.
  5. Estabeleça um cronograma de treinamento, com ações, responsáveis, prazo para realização e evidência. Depois disso, faça você mesmo o acompanhamento para saber o que foi realizado, o que não foi e as causas de sucesso ou fracasso das ações de treinamento.

E você, já tem seu plano de Treinamento & Desenvolvimento para o próximo ano?

 

 

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *