Semelhanças do ciclismo com o mundo corporativo – por Flávia Muraro, Gisele Gasparotto e Claudia Grosman

Semelhanças do ciclismo com o mundo corporativo

Teambuilding
Ciclismo
Rendez-vous

Desde que comecei a praticar ciclismo de Estrada, há uns 5 anos, venho observado o quanto o trabalho das equipes de ciclismo poderia ser utilizado como metáfora para o desenvolvimento de times de trabalho nas empresas.

Sim, o ciclismo parece um esporte individual. A premiação em algumas modalidades até acontece dessa forma.

No entanto, a regra para quem quer vencer, é poupar-se ao máximo para acelerar no final. Para isso, o campeão vai precisar da ajuda dos seus companheiros de equipe. Observe que existe um pelotão, que é aquele grupo de ciclistas pedalando juntinhos. Nada disso é por acaso. Vamos entender melhor.

Não é só sair pedalando. Existe uma estratégia nos bastidores deve ser planejada com antecedência. De acordo com as características do percurso, decide-se quem vai ser o líder (ou capitão), que é aquele que deve buscar a vitória.

Mas como isso acontece na prática?

Veja abaixo os papéis e responsabilidades dos demais participantes que apoiam o líder:

  1. Pedalar na frente do líder (capitão) para protegê-lo do vento. Isso fará com que ele economize até 30% da energia.
  2. Pegar água, comida, suplementos com os carros de apoio e entregar ao líder (capitão) e aos ciclistas que o estiverem ajudando no momento.
  3. Caso o líder (capitão) tenha ficado para trás, “trazê-lo” de volta ao pelotão novamente ficando na sua frente.
  4. Ceder sua bicicleta, caso o líder (capitão) tenha problemas mecânicos durante a competição.
  5. Fazendo acelerações rápidas (no ciclismo chamamos de “ataques”) para tentar quebrar o pelotão e cansar os adversários.

Esta experiência me levou a desenvolver, juntamente com ciclistas profissionais e especialistas de comunicação, um programa corporativo utilizando esta metáfora para alinhamento estratégico e formação de equipes. Dessa forma, podemos identificar os diferentes papéis e responsabilidades de cada membro da equipe de uma grande empresa, bem como seus comportamentos, estilos de comunicação e motivadores de carreira. O objetivo final é, por meio do alinhamento dos times de trabalho, possibilitar maior efetividade na execução do planejamento estratégico da empresa.

Faz sentido para você?

Flávia Muraro

Gisele Gasparotto

Claudia Grosman

 

2 respostas
  1. Renato Arruda
    Renato Arruda says:

    Muito legal Flávia! Pedalando desde 2012 o ciclismo além de prazer e saúde me ensinou muito sobre equipes e liderança. O TDF deste ano mostra muito isso!

    Responder
    • Flávia Muraro
      Flávia Muraro says:

      Renato, sua opinião como executivo e atleta conta muito! O TDF foi emocionante e o trabalho em equipe acabou fazendo a diferença. Obrigada pelo comentário!

      Responder

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *